Invista no AGRO que só cresce no mundo
POTENCIAL DA BAHIA COMO PRODUTOR
Na Bahia, a produção de cacau é concentrada na região sul do estado, onde se encontra infraestrutura de beneficiamento e exportação das amêndoas de cacau em seu formato “bruto”, com a presença de empresas multinacionais como Barry Callebaut, Cargill e Olam, que fazem a moagem das amêndoas, como também possuem plantas instaladas em Ilhéus.
Na rica história e cultura da Bahia, esse “fruto de ouro” ultrapassou fortemente os fatores econômicos relativos à geração de divisas para o estado, que se permeou pela economia cacaueira. Na literatura, livros retratam a região com suas particularidades e riquezas, dentre os autores, se destacam os romances Cacau (1933) e Gabriela, Cravo e Canela (1958), ambos de autoria de Jorge Amado.
A força econômica e os modelos de cultivo dessa lavoura, que se originam pelos atrativos de preços no mercado internacional, impulsionam a ampliação dos plantios de cacau por diversos municípios do Sul da Bahia, denominada como região Cacaueira e Costa do Cacau. Nesse sentido, durante os anos de ouro do cacau e até hoje há uma elevada oferta para atender à demanda externa e das empresas beneficiadoras (moageiras) que estão instaladas nessa região.
O MERCADO CRESCENTE DA INDÚSTRIA DO CHOCOLATE
O tamanho do mercado de chocolate é estimado em US$ 115,92 bilhões em 2024, e deverá atingir US$ 137,88 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 3,53% durante o período de previsão (2024-2029).
Fatores do mercado abrangem a demanda crescente por chocolates orgânicos, veganos, sem açúcar e sem glúten.
Com o aumento da conscientização sobre os impactos negativos dos produtos sintéticos na saúde e no meio ambiente, grande parte dos consumidores conscientes e informados sobre a saúde, iniciam o uso de produtos orgânicos incluindo também os chocolates premium. Ano após ano, várias empresas lançam muitas variedades de chocolates durante a Páscoa, o Natal, datas comemorativas e outras ocasiões.
Saúde e os chocolates funcionais
Outro segmento muito importante são os chocolates funcionais para tratamentos de saúde, que a cada dia estão ganhando popularidade entre os consumidores, especialistas e cientistas. Para exemplificar o uso desse produto, o chocolate amargo vegano é adicionado a uma combinação de nutracêuticos, compostos bioativos que podem ser usados para suprir as necessidades do organismo, incluindo vitaminas, minerais, vegetais e aminoácidos.
Esses compostos ajudam a resolver uma série de problemas de saúde diários, como sono, energia, estresse e atenção.
Tendências de mercado para os chocolates artesanais
Uma das tendências no mercado de chocolates no Brasil é o aumento da demanda por chocolates artesanais, e isso impulsiona a criação de fábricas e empresas abrindo lojas próprias, com o objetivo de divulgar suas marcas e produtos.
A qualidade e o sabor exclusivos dos grãos do cacau é evidenciado à medida que a tendência avança em direção à novas experiências de sabores incríveis. Grãos de cacau novos recém colhidos são usados como matéria prima e são então transformados em chocolates por chocolateiros de pequena escala. As fábricas e empresas contratam artesãos do cacau para trabalhar em parceria com os produtores de cacau na seleção de amêndoas para competir com outros participantes do mercado na preferência dos grãos com a qualidade que se deseja. À partir de então, são então torrados, moídos e produzido o chocolate.
Aumento da demanda por chocolate de origem única e certificado
Há registros de um crescimento contínuo e expressivo na busca de cacau com sabor mais refinado em regiões da Europa e a América do Norte. Grãos com alta qualidade e aprimorados são usados para chocolates gourmet.
Segundo artigo publicado na Mordor Intelligence, “Grãos regulares e de baixa finura são usados para chocolates premium regulares, especialmente em países como Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Holanda, Alemanha e Suíça. Este desenvolvimento é impulsionado pela tendência saudável e pela busca por produtos mais exclusivos. O mercado de cacau premium, com certificação de sustentabilidade e origem única, acelera o crescimento global do mercado. Em resposta à crescente demanda, os fabricantes estão lançando suas linhas de chocolates de origem única e premium. Essas estratégias estão ajudando as marcas a obter mais margens de lucro e a crescer com uma imagem de marca mais positiva. Por exemplo, de acordo com uma notícia publicada pela ‘New Foundland Labor, Canadá, em 2022, a primeira empresa de chocolate bean-to-bar no Canadá nasceu de um pequeno empreendimento que começou como uma ideia e envolveu muitas amostras de chocolate. Espera-se que a Jacobean Studio Inc., com sede em Mount Pearl, Canadá, se beneficie do apoio do governo provincial enquanto trabalha para melhorar suas operações de marketing e produção. A Jacobean cria uma variedade de produtos usando cacau do México e do Peru, como barras de inclusão com frutas de Terra Nova e Labrador e barras de origem única.”
Fonte: Mordor Intelligence
TURISMO E DEGUSTAÇÃO
Na onda Da novela ‘Renascer’ da Rede Globo, fazendas de cacau atraem turistas de diversas partes do Brasil e do mundo com destino ao sul da Bahia. Passeios incluem visitas a plantações de cacau e fábricas de chocolate, com direito a degustação de sabores diferenciados. Uma experiência única e inesquecível.
Fonte: Folha de São Paulo
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO COM VENDA DE FAZENDAS PRODUTORAS DE CACAU
Se você é produtor de cacau, representante de indústria do chocolate ou pretende investir no setor produtivo, temos boas oportunidades de fazendas produtoras de cacau, 100% ativas, que podem potencializar os seus negócios no campo.
Conheça as opções de fazendas disponíveis para venda!
Fale agora direto com o corretor responsável
Antonio Soares Pinheiro Neto – CRECIBA 27.371 | CNAI 45.797 (Clique aqui e envie sua mensagem!)
Leia também:
- Fazendas de cacau modernizam produção para ganhar espaço no mercado diante da escassez do produto.
- Fonte: Bloomberg
- O mercado de chocolate no sul da Bahia: estrutura, produção e comercialização
- Fonte: Universidade do Contestado
- Conheça a história da Conjunto Estrela Guia, do produtor Ronaldo Santos, hoje com marca própria de chocolate e fornecedora de amêndoas premium.
- Fonte: Forbes Brasil